Minhocas

Vermicompostagem | Vermicultura | Vermifiltração | Vermifertilização

 

História e escala evolutiva

As minhocas surgiram no Planeta há cerca de 600 milhões de anos e a sua capacidade em se adaptar a diversas condições climáticas e de disponibilidade de alimento fizeram destas um caso de sucesso em termos evolutivos, tendo na sua escalada evolutiva adotado diversas estratégias de sobrevivência inerentes a cada espécie, como a capacidade de regenerar seções do corpo, a habilidade em construir galerias no solo, o elevado potencial reprodutivo ou um sistema imunológico fortemente desenvolvido.

As minhocas actuam como catalizadores no processo de decomposição da matéria orgânica, rapidamente transformando resíduos orgânicos num composto biológico fértil e disponível para benefício das plantas, o vermicomposto ou, na gíria húmus de minhoca.

A acção das minhocas afecta química, física e microbiologicamente as propriedades do solo, modificando a sua estrutura, acdelerando a decomposição dos resíduos vegetais e animais e influenciando positivamente a dinâmica dos nutrientes.

As espécies mais conhecidas nesta classificação são as espécies Eisenia fetida e Eisenia andrei pertencentes ao género Eisenia sp.

Características

As minhocas são popularmente conhecidas por "arados da terra", visto na Natureza revolverem e misturarem as partículas de solo, tendo um papel fundamental no ciclo dos nutrientes.

As minhocas dividem-se entre espécies Epígeas (ou Epigénicas), Anésicas ou Endogénicas. Contudo apenas as primeiras poderão ser utilizadas em vermicompostagem e vermicultura por serem espécies de superfície e por apresentarem:

a) Capacidade significativa para aceitar como alimento diferentes  resíduos orgânicos, colonizando, assimilando e decompondo naturalmente os mesmos;

b) Elevado consumo e digestão dos alimentos disponibilizados;

c) Elevada tolerância às variações ambientais e edafo-climáticas;

d) Elevados índices de reprodução e de viabilidade dos casulos;

e) Rápido crescimento e curto ciclo de vida - minhocas recém-nascidas demoram cerca de 3 meses a atingir a fase adulta, periodo em que se começam a reproduzir;

f) Reduzido período para obtenção da maturidade sexual;

g) Elevada resistência a condições extremas e ao manuseamento manual.

Vermicompostagem

Tratamento de resíduos orgânicos e produção de vermicomposto

As espécies Epígeas de minhocas são definidas como minhocas de superfície, capazes de digerir matéria orgânica morta ou em decomposição na Natureza. Por conseguinte, são espécies indicadas para vermicompostagem, vermicultura e filtração de águas residuais. O principal produto final da vermicompostagem é o vermicomposto ou na linguagem popular "húmus de minhoca".

A vermicompostagem pode ser realizada em qualquer local....

O vermicomposto apresenta, quando comparado com o composto, um maior tero de macronutrientes, nomeadamente Azoto, Fósforo e Potássio.

Outros produtos da vermicompostagem são o extracto de vermicomposto e o muito popular "chá de vermicomposto".

Benefícios da vermicultura

Produção de minhocas e produção de vermicomposto

As espécies Epígeas de minhocas são ideais para pesca desportiva em água doce ou salobra (como por exemplo enguias, trutas, barbos, carpas, achigãs, etc.)

Na vermicultura, a produção de minhocas serve como fornecimento de alimento vivo para alguns animais de pecuária, aves, répteis e alguns peixes.

 

Benefícios da filtração com minhocas

Vermifiltração

Os sistemas convencionais domésticos de saneamento – as vulgares fossas sépticas, por si só, não garantem um efluente de qualidade para ser descarregado no meio recetor, pouco obedecendo a critérios de eficiência e sustentabilidade, para além de que transferem a carga poluente para o solo e recursos hídricos.

A vermifiltração ou filtração com minhocas possibilita que o efluente proveniente da fossa séptica possa ser "limpo" através de um filtro biológico onde se incluem as mesmas espécies de minhocas que usamos na vermicompostagem e vermicultura. O efluente é lançado no filtro proveniente da fossa séptica ou, em alternativa, dependendo de vários factores, ser aplicado directamente no filtro sem necessidade de fossa séptica

Benefícios da Vermifertilização

Agricultura orgânica/biológica

A agricultura orgânica/biológica recorre essencialmente a materiais orgânicos para melhorar as propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo. Com isto, pretende-se dar vida ao solo, aumentando as produções e melhorando a qualidade das culturas.

Alguns dos benefícios da utilização do vermicomposto incluem:

  • Melhoria da estrutura do solo, incuíndo, conforme o caso, a capacidade de retenção  de água ou a capacidade de circulação de água.
  • Aumento do teor de nutrientes do solo.
  • Aumento da biodiversidade do solo.
  • Supressão de pragas e doenças.
  • Controlo da temepratura, favorecendo o crescimento radicular.
  • Aumento dos teores de matéria orgânica no solo.

Crie seu próprio site com Webador